quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Câncer pode se tornar maior causa de morte do mundo

Ontem, 4 de fevereiro, as Nações Unidas comemoraram o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da prevenção e tratamento da doença, que deve ultrapassar os problemas cardíacos já nos próximos meses do ano de 2009. Em 2008, 12 milhões de novos casos foram notificados. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, até 2010 a doença deverá se tornar a causa morte número 1 do mundo ultrapassando os óbitos gerados por problemas cardíacos.
Dados Estatísticos: - o uso de tabaco é o maior fator de risco para o surgimento da doença; - cerca de 70% das mortes ocorrem nos países em desenvolvimento; - os casos de câncer variam de acordo com o estilo de vida, até mesmo dentro de um só país.
No Brasil:
- no nordeste, o câncer uterino é mais comum, ligado à infecção por HPV;
- no sul, onde o estilo de vida é diferente, a mulher fuma, tem menos filhos, a incidência de câncer de mama é muito alta. Por outro lado, o câncer de pulmão está aumentando mais que nas regiões mais pobres.

No mundo: - se não for adotada ação de preventiva, 84 milhões de pessoas poderão morrer nos próximos 10 anos de câncer; - mais de 40% dos casos são evitáveis;

2 comentários:

  1. Ah sim consegui sim linda, adoro aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olha, um problema sério mesmo.

    E de "calar", dar frio na barriga. Porque não é apenas o cigarro, mas a falta de exames periódicos, a alimentação industrializada, má alimentação,...UMA SÉRIE DE FATORES.

    Bom domingo,

    Lena

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação.

NosBlogs Technorati Profile