quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Polícia espanhola confisca dezenas de Dalí falsos

A polícia espanhola confiscou 81 obras de arte, vindas de França, que iam ser vendidas como trabalhos originais de Salvador Dali, em um hotel em Estepona (Málaga), ao sul do país.
Pelo menos 12 das peças podem ser roubadas, segundo arquivos da Interpol e da “Brigada de Patrimonio Histórico de la Policía Nacional” espanhola. Segundos fontes da investigação, trata-se de uma dezena de obras pertencentes a uma série, cujas peças foram denunciadas como roubadas pelos países que as possuíam (na própria Espanha, Bélgica, França e Estados Unidos).
Informe da Fundação Gala-Salvador Dalí, que questiona seu patrimônio, deverá ratificar se as peças são reais ou falsas. Por segurança, detiveram um cidadão francês como pressuposto autor de delitos de falsificação de documentos e fraudes.

Os agentes localizaram, também, vinte supostos certificados de autenticidade das esculturas atribuídas a Dali. Junto às obras havia uma lista com preços das esculturas. A de maior valor era a figura de um elefante, de uns três metros, que estava à venda por 1.200.000 euros. Além das esculturas, estavam litografias, papéis, e baixos-relevos.
Dalí (1904-1989) foi um artista multifacetado que cultivou todas as artes, especialmente a pintura, onde é considerado como mestre do Movimento Surrealista, graças aos quadros “A persistência da memória” (1931) e “O enigma do desejo” (1929).

Salvador Dalí, assim como Frederico Garcia Lorca e Luis Buñel, fez parte da chamada “Geração de 27”, movimento iniciado por um grupo de artistas e poetas espanhóis vanguardistas.

Tradução e Adaptação de: Elpais (Uruguay) ElPais (Espanha)
Informações adicionais em: wikipedia
Imagens Dali Estepona Rinoceronte A persistência da memória O enigma do desejo

Um comentário:

  1. Estou adorando aqui!

    É uma pena que tenha essas coisas. As obras são lindas.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação.

NosBlogs Technorati Profile